quarta-feira, 24 de março de 2010

O Jornalismo Especializado na sociedade da informação

Há algum tempo o jornalismo especializado vem ganhando espaço entre os consumidores de noticias, principalmente porque através dos anos, esses consumidores mudaram seus gostos e necessidades. Nunca houve como hoje, tanta informação disponível, mas, essa informação ainda não está ao alcance de todos. O jornalista também precisa mudar para acompanhar os avanços tecnológicos e os anseios dos leitores. A segmentação da noticia enfraqueceu o pensamento de massificação, agora a informação é personalizada, onde o jornalista tem que ser realmente um especialista no assunto que vai tratar. Globalização não mais se refere à padronização dos bens culturais, mas sim a diversificação dessas culturas, com diferentes gostos e formas de pensar que têm sido muito usados pelas empresas como estratégia mercadológica. Nessa sociedade segmentada o jornalista já não consegue informar apenas o que o leitor, supostamente precisa saber, ele passou a informar ao leitor o que ele realmente quer saber e por conta disso, a opinião publica tem sido substituída pela pesquisa de mercado. Além das revistas, onde se dá a maior segmentação, os jornais impressos e as TVs por assinatura também tem apostado nessa tendência para ganhar novos públicos, pois somente a quantidade de noticias não é o bastante para atrair espectadores. Enfim, o jornalismo especializado ajuda a valorizar temas antes esquecidos ou que não tinham tanta relevância ao mesmo tempo em que atende as necessidades de um público cada vez mais exigente e cheio de expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário